Tintas

Tintas e a Pintura: Proteção e Decoração

A tinta é uma composição química formada por uma dispersão de pigmentos numa solução ou emulsão de um ou mais polímeros, que, ao ser aplicada na forma de uma película fina sobre a superfície, se transforma num revestimento a ela aderente com a finalidade de colorir, proteger e embelezar.

Quando a composição não contém pigmentos, é denominada verniz.

A finalidade fundamental de uma tinta ou verniz é proteger e embelezar edifícios, instalações industriais e uma ampla gama de produtos industriais, tais como automóveis, caminhões, geladeiras, móveis, navios, material ferroviário, etc. A sinalização de estradas, ruas e aeroportos também constituem exemplos marcantes da utilização das tintas.

As tintas imobiliárias, são utilizadas no revestimento de edificações para uso residencial, comercial, escolar, hospitalar, etc., conferindo-lhes simultaneamente proteção contra as intempéries, embelezamento, boa distribuição da luz e melhores condições de higiene.

Com o passar do tempo, todas as superfícies sofrem algum tipo de desgaste, seja devido ao uso, ao intemperismo natural ou a outros agentes externos; de acordo com a superfície ou substrato, a pintura tem funções específicas conforme demonstramos nos seguintes exemplos:

  • Alvenaria

A pintura evita o esfarelamento, a absorção de água da chuva e da sujeira, o desenvolvimento do mofo e de algas, etc.

A pintura é importante na decoração de ambientes, pois permite acabamentos com uma ampla variedade de cores, de textura e de brilho.

  • Madeira

Além de contribuir para o efeito decorativo, a pintura e o envernizamento são a solução para o problema da absorção de água e de umidade que geram rachaduras e o apodrecimento deste material.

  • Metal ferroso (aço - carbono)

A pintura é a solução mais econômica que atualmente se conhece para combater a corrosão, principal problema deste tipo de superfície.

  • Metal não-ferroso (alumínio, zinco, etc.)

A pintura é a forma mais eficiente de decorar (colorir) e sinalizar estas superfícies.